InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 
 

 Processadores multi-core

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
M
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 275
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Processadores multi-core   10/1/2008, 20:59

É, apesar de já ser comum adquirir computadores com processadores de multiplos núcleos, muita gente ainda está por fora das diferenças entre processadores mono-core(ou solo,de um núcleo) para processadores multi-core (vários núcleos).

A princípio, comprávamos computadores pensando na sua frequência de clock (o famoso Ghz) como principal fator, pois baseado nisso esperávamos um melhor desempenho. Hoje, deve-se fazer toda uma comparação ao escolher seu pc novo e, para obter um melhor desempenho, recomenda-se adquirir um processador com, pelo menos dois núcleos.
Acontece o seguinte: Muita gente pensa que processadores de dois núcleos funcionam de maneira que, ao ler que sua velocidade é de 1.8Ghz, por exemplo, costuma-se pensar que, por ser de dois núcleos, seria o equivalente a um processador de um núcleo e com 3.6Ghz, mas não é assim que funciona.
Os processadores de dois núcleos, apesar de terem um clock menor, são mais eficientes. Eles te dão poder de realizar várias tarefas no seu pc, sem comprometer seu desempenho. Vou te dar um exemplo bem usual: Sabe quando você manda gravar um CD? Por acaso já aconteceu de travar o pc, ou pelo menos ficar bem lento ao tentar usar o MSN, ou abrir alguma página na WEB? Pois é, isso acontece por que é um núcleo só que está trabalhando para realizar todas essas tarefas. Com um processador com dois ou mais núcleos, esse episódio muda. Realizar várias tarefas ao mesmo tempo não são mais sinônimo de travar o pc, e passa a ser uma atividade mais tranquila para você.
Na hora da escolha do seu computador novo, uma coisa muito importante que eu recomendaria você analisar também, é a memória de cache do seu processador. Ela é uma memória interna ao processador e que serve para armazenar dados de maneira que ele (o processador) não necessite ir buscar tais dados na memória principal. Desta forma, quanto mais memória de cache ele tiver, mais isso afetará positivamente seu desempenho.
A título de curiosidade, a Intel pretendia lançar o pentium 4(prescott) com 4Ghz, mas com o desenvolvimento da tecnologia Core®, eles desistiram da idéia.
O aumento do clock causava, em contra-partida, um grande consumo de energia. Este fator é um outro diferencial dos processadores de multiplos núcleos. Com essa tecnologia aplicada a notebooks, você também encontra processadores ainda mais econômicos, tendo como foco minimizar o consumo da bateria destes equipamentos.
Hoje em dia, no mercado, já é possível encontrar computadores com quatro núcleos (Quad-Core). Está uma verdadeira briga entre a Intel e a AMD para desenvolver o melhor processador multi-core. Os da Intel são os pentium D, Core 2 duo. Já os da AMD são os processadores que terminam com o sufixo X2, como o turion 64 X2( desenvolvido especificamente para notebooks), ou mesmo o Athon 64 X2. A AMD também desenvolveu um processador com 3 núcleos, o phenon, porém, para nao afetar a venda de seus processadores com quatro núcleos, eles desativaram um dos núcleos.
Uma dica que dou também é que, na hora da compra, pesquise sobre o processador do pc que você está analisando e compare. Fóruns onde o pessoal faz testes, como também a Wikipedia são excelentes referências para isso. Aproveite bem este último, afinal apesar de ser um colaborativo e ser editado por usuários como eu e você, já foi comprovado que possui menos erros do que a grande Enciclopédia Britânica.

Fonte:www.infonetnews.com Por Sérgio Vinícius
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://portalsystem.motionforum.net
 
Processadores multi-core
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vortex Core
» Korg Pandora PX4B - Bass Personal Multi Effect Processor
» Morre o multi-instrumentista Manito
» transformador R-core
» Pedais Multi-modelação: Mod Core, Mod Force, Fx-600... Existem outros?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Variados :: Off Topic-
Ir para: