InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 
 

 Como não fazer uma excelente apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
M
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 275
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Como não fazer uma excelente apresentação   3/7/2008, 19:37

Um fato que irrita muitas pessoas é o mau e exagerado uso de programas como PowerPoint para fazer apresentações de trabalhos da faculdade principalmente. Até mesmo aqueles emails com mensagens apresentadas em slides muitas vezes são ignorados por seus destinatários. Eu, particularmente, de vez em quando ainda abro algum que achar interessante. Mas no geral, é tudo a mesma coisa.

Não sou contra o uso de recursos para facilitar um bom desempenho na hora de apresentar algum tipo de material. Até porque chego a usar algumas vezes. Acontece que, como sempre digo, tudo em excesso faz mal. Na minha visão, bons slides são aqueles que trazem apenas tópicos e recursos mais interessantes em si, como áudio, imagens etc. Slides servem não só para facilitar a vida da pessoa que apresenta, mas também para fixar uma mensagem na cabeça das pessoas, que muitas vezes chegam a se interessar tanto que até anotam alguns pontos para futuramente lembrá-los para algum fim. Geralmente, é a pessoa “relaxada” e “preguiçosa” a responsável em estimular horas de sono, geralmente em poltronas não muito confortáveis, na gente e criar confusão de raciocínio de tal pensamento ou seja lá o que estiver sendo apresentado. Não há nada mais chato do que você assistir a uma apresentação de slides com textos enormes, em que o apresentador sequer teve o trabalho de editar e transformá-los em maneiras mais práticas e interessantes para nortear seu desempenho perante as pessoas. Quando os slides são mal utilizados, os efeitos que se poderia esperar da platéia (interesse, por exemplo) são outros.

O Efetividade listou 10 dicas para você não cativar seu público na hora de apresentar qualquer espécie de trabalho que seja. Se a sua intenção for realmente ser bem sucedido nessa hora, não siga as instruções abaixo. Chega a ser bizarro e até engraçado saber que nós já nos deparamos, direta ou indiretamente, com tais situações.

1. Leia os slides. Não os use para o que realmente servem, mas sim como uma gigantesca cola, da qual você lê literalmente, sem nem ao menos acrescentar comentários. Se quiser piorar, use um tom de voz monótono e ocasionalmente repita algumas frases, erguendo a sobrancelha esquerda para denotar importância daquele ponto.

2. Superpopule seus slides com blocos enormes de texto, com a menor fonte que conseguir - Times 11 é um bom começo. Para dispersar a atenção da sua audiência, limitar-se a pontos e palavras-chave é tudo que você não quer. E o esforço adicional para ler tudo enquanto você fala vai ajudar a inspirar no público o desejo de ir ver se o coffee break já está disponível.

3. Use todos os recursos sonoros e de animação que você aprendeu na semana passada. Faça com que cada título e frase surja de uma direção diferente, preferencialmente letra por letra. Aguarde a mensagem se completar na tela, olhando para ela (e jamais para o público) antes de prosseguir sua explicação.

4. No que diz respeito ao estilo visual, seja 8 ou 80: ou use o árido estilo default, com letras
pretas sobre fundo branco, ou procure o estilo mais chamativo que encontrar, formando um ilegível carnaval mexicano na tela.

5. Coloque ilustrações engraçadinhas e não relacionadas ao tema da apresentação, mal cortadas ou mal redimensionadas, sem casar com as cores e formato do slide. Ou use aqueles cliparts do Office 97…

6. Use recursos multimídia. Tente sincronizar com uma música de fundo. Ao perceber que não deu certo, interrompa e recomece a apresentação e o áudio. Faça uma pausa de 5 minutos até que o técnico ajuste tudo de novo. Se possível, faça com que o áudio seja ouvido apenas por quem está sentado nas 3 primeiras filas, e faça referências constantes a ele em suas explicações.

7. Não prepare nem ensaie a seqüência certa de slides. Fique pulando alguns e depois retornando a outros, constantemente. De forma alguma permita que o público tenha uma idéia de continuidade, ou de quantos slides faltam para a conclusão. Não informe a duração da apresentação no primeiro slide, e deixe claro que os slides foram copiados e colados de outras apresentações com mais de 5 anos de idade.

8. Cometa erros de ortografia, gramática e conceituação. Preferencialmente nos títulos. Erre seu e-mail e telefone de contato.

9. Copie o seu arquivo de apresentação para um disquete (ou outra mídia ainda menos confiável) sem levar junto outros arquivos de multimídia, relatórios ou mesmo fontes referenciadas pela apresentação. Não faça nenhum ensaio no ambiente real da apresentação, e perceba a ausência dos arquivos apenas no momento da verdade. Interrompa a apresentação por alguns minutos para tentar descobrir por que o vídeo que deveria estar ali não está, ou por que os títulos estão todos em fonte Dingbats. Coloque a culpa no técnico do auditório, e perca a seqüência do que você queria dizer.

10. Jamais leve uma segunda cópia da sua apresentação. Use a mídia mais vagabunda que encontrar: um disquete velho, um CD-RW que veio de brinde com o seu gravador em 2002, um pen drive que ficou na chuva… Se levar seu próprio notebook para o auditório, deixe para conectá-lo apenas no momento do início da sua apresentação, e só aí descubra que a saída de vídeo dele não é do mesmo padrão que o projetor. Paralise tudo por 15 minutos.

Fonte:http://blogddi.com.br

_________________

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://portalsystem.motionforum.net
 
Como não fazer uma excelente apresentação
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Flea (Solo) - Rock in Rio 2011
» Projetos Baixolão
» como fazer solos ?
» Como fazer um baixo usando balões...
» Chord Melody - Como fazer?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Variados :: Off Topic-
Ir para: